quarta-feira, 5 de maio de 2010

Bolo cor-de-rosa... parece da Barbie, mas é de beterraba




Nossa... que feliz! Tinha um tempão que eu não fazia esses comentários/trocadilhos idiotas.
Bom, a receita de hoje é o Bolo de beterraba. Eu só tinha ovo, farinha, açúcar, beterraba (muitas beterrabas, por sinal), limão e óleo, e, me deu uma vontade louca de comer algo doce. Bem típico de quando eu estou "naqueles dias". Daí, pesquisando por acaso no Google, eu vi um link para uma receita de bolo de beterraba. Percebi que há várias versões dessa receita. A versão que eu escolhi foi a do site do programa Mais Você. Eu adaptei só alguns detalhes: troquei o suco de laranja pelo de limão, porque as laranjas acabaram, não coloquei fermento (primeiro porque o meu acabou e também porque a farinha de trigo que eu usei já tinha fermento) e, além disso, não coloquei cenoura (as cenouras também acabaram e não tive tempo de comprar) e substituí os 200g de cenoura por mais 200g de beterraba.

Bolo de Beterraba

(Adaptação da receita do Bolo Nutritivo, do Programa Mais Você)

Ingredientes:

04 ovos
150 ml de suco de limão sem gominhos (aproximadamente, 04 limões médios)
03 xícaras (chá) de açúcar
03 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento
1/2 xícara (chá) de óleo de soja
300g de beterraba (aproximadamente, 03 beterrabas médias)
raspas da casca de um limão

Preparo:

Junte os ovos, o óleo, o suco de limão e as beterrabas lavadas, descascadas e picadas em cubos, no liquidificador. Bata até que a mistura fique homogênea (aproximadamente, 1 minuto). Reserve.
Numa tigela grande, despeje a farinha de trigo peneirada junto com o açúcar também peneirado. Despeje a mistura de beterraba na tigela e misture até que a farinha e o açúcar se agreguem à massa e a mesma fique homogênea.
Unte e enfarinhe uma forma redonda de tamanho médio. Despeje a massa na forma e salpique as raspas de limão. Preaqueça o forno e asse por, aproximadamente, 45 minutos na temperatura baixa (180 graus). Faça o teste do palitinho e, se necessário, deixe o bolo assar por mais 8 ou 10 minutos na temperatura média (220 a 250 graus).

Dica:
Se você não gosta de bolos muito doces, reduza a quantidade de açúcar, retirando 1/2 xícara ou 1 xícara da quantidade pedida na receita.

Ah... me lembrei agora de que eu prometi fazer uma postagem explicando o que é o chá genmai e como eu o preparo. Vai ter que ficar para semana que vem. Quando eu o fizer novamente, vou tirar umas fotos para postar aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário